Dentes Sensíveis

Dentes sensíveis é provavelmente um dos problemas mais comuns na odontologia.

Essa sensibilidade a líquidos, comidas quentes ou frias, é causada pela exposição da dentina, geralmente associada a retrações gengivais.

A dentina faz parte de uma estrutura mais interna dos dentes e não está preparada para ficar exposta ao meio bucal.

Quando isso acontece os túbulos dentinários podem ser expostos causando a sensibilidade.

Alimentos mais ácidos como frutas cítricas podem potencializar a sensibilidade, assim como a má escovação, pois sempre que nos alimentamos nossa boca fica mais ácida.

Se deixamos de escovar os dentes de forma correta e por um período prolongado a sensibilidade pode aumentar.

Tratamento

O tratamento da sensibilidade é feito inicialmente com pastas de dentes para dentes sensíveis.

Há várias marcas no mercado e todas são bem eficientes.

O segredo está em aplicá-la com o dedo na região dolorida e deixar o creme dental por 15 minutos.

O fato de apenas escovar os dentes, que na melhor das hipóteses leva 3 minutos, não se mostra muito eficiente.

Quando mesmo com a aplicação da pasta de dentes a sensibilidade não melhora, recomendamos que o paciente procure um dentista para avaliar se a causa da sensibilidade é realmente a exposição da dentina ou algum outro tipo de problema.

Em casos mais resistentes, o dentista também pode usar outros tipos de produtos para que a sensibilidade melhore.