Gengiva inflada, o que fazer?

Um dos problemas bucais mais comuns é a inflamação gengival.

Sempre que a sua gengiva sangrar significa que ela está inflamada.

A inflamação acontece por um acúmulo de bactérias em uma determinada região da sua boca.

Esse aumento de bactérias gera uma resposta do nosso corpo enviando células de defesa e mediadores inflamatórios.

Uma das consequências desse envio de mediadores inflamatórios é o aumento da permeabilidade dos vasos na região e aumento da vascularização.

Por esse motivo quando você escova, ou passa fio, sua gengiva sangra.

Como tratar?

O primeiro passo é melhorar a sua escovação.

Independente da técnica, o grande diferencial é o tempo de escovação.

A grande maioria das pessoas escovam os dentes todos os dias, mas o problema é o tempo de escovação.

Eu uso um exemplo básico para facilitar o entendimento, quando você vai limpar uma panela suja, não basta passar a esponja rapidamente, você tem que passar a esponja várias vezes no mesmo local, alguma vezes depois de remover o detergente percebemos que faltou limpar alguma parte e temos que repetir o processo.

Quando vamos escovar os dentes devemos fazê-lo por no mínimo três minutos para realizarmos uma limpeza efetiva.

E é importante cronometrar os três minutos!

Você pode ter certeza de que quando você estiver escovando, próximo a um minuto, você vai pensar: esse dentista é maluco, mais dois minutos?

Sim, mais dois minutos e depois utilizar o fio dental!

Outra opção que pode te ajudar são as escovas elétricas, elas possuem timer e realizam uma limpeza mais efetiva que a escova comum.

Procure um dentista

Caso a inflamação seja inicial, como uma gengivite por exemplo, a melhora na escovação e uso do fio dental irá resolver.

Mas é importante ir ao dentista para que ele avalie se a inflamação já está em um estágio mais avançado e se é necessário realizar um tratamento para cuidar de maneira adequada.