Uma pergunta frequente no consultório é: o tratamento com Invisalign realmente é mais rápido que o tratamento com aparelho fixo?
A resposta é: sim!
Seguem alguns pontos importantes para mostrar o porquê dessa maior eficiência dos alinhadores em relação aos braquetes.
Software de planejamento
O primeiro ponto e possivelmente o mais importante, está no software que utilizamos para planejar nossos tratamentos, ele se chama Clincheck.
Na ortodontia fixa, quando vamos planejar um tratamento, temos que usar a imaginação. Ao visualizar um caso, utilizamos nossa experiência de casos pregressos e imaginamos o resultado que vamos obter, sim, imaginamos.
Mesmo com um diagnóstico apurado e cuidadoso, caso tenhamos algo que não vimos durante a consulta inicial e no planejamento, só vamos perceber nosso erro durante o tratamento.
Isso não vai causar problemas ao paciente, mas vai atrasar o tratamento.
Um exemplo que gosto de usar é na discrepância de Bolton, onde avaliamos a proporção do tamanho dos dentes superiores em relação aos inferiores. Caso haja uma diferença é de fundamental importância mudar o tamanho dos dentes (aumentando com resina, ou diminuindo com desgaste).
Essa medida, no modelo analógico tem muitas imperfeições, já no digital é preciso e bem menos trabalhoso.
Outro exemplo que gosto são nos casos limítrofes, onde não temos certeza se será necessário realizar extração de dentes para tratar o paciente. Com a simulação digital podemos fechar diagnóstico com mais segurança, pois antes de iniciar o tratamento podemos simular os resultados.
Portanto, a primeira vantagem está em utilizar um software que simula as correções que serão feitas, tornando o diagnóstico mais preciso e já determinando a sequência de movimentação.
Sequência de movimentação determinada antes do início do tratamento
Por utilizarmos um software que simula os resultados do tratamento, nós temos o passo a passo da movimentação determinado pelo ortodontista, antes que o paciente inicie o uso do aparelho.
Na ortodontia fixa o dentista deve tomar decisões mês a mês, o paciente pode quebrar os braquetes, o paciente pode faltar as consultas, todos os percalços podem atrasar o tratamento.
É claro que precisamos da ajuda dos pacientes em relação ao uso dos alinhadores (aparelho) e elásticos. Eu sempre deixo claro aos pacientes que o sucesso do tratamento é 50% do dentista que faz o planejamento e 50% do paciente que usa o aparelho.
Mais rápido e eficiente
Pelos motivos apresentados acima, afirmo que os alinhadores são mais rápidos que os aparelhos fixos.
O fato de termos um software que simula as correções traz benefícios aos pacientes e ao dentista.
O paciente pode visualizar as futuras correções e o dentista pode ter um diagnóstico mais preciso.
Somado a isso, temos o fato de que a Align possui mais de 12 milhões de casos tratados (dados até agosto de 2022) e a inteligência artificial vem aprendendo movimentações dentarias com todos esses casos, tornando os tratamentos cada vez mais rápidos e com uma qualidade de finalização cada vez melhor.