O que são?
Os aparelhos móveis ou removíveis são utilizados por pacientes na infância e adolescência, na sua grande maioria. Podem também ser chamados de aparelhos ortopédicos.
Adultos também podem utilizar, mas os resultados são mais limitados.
Há vários tipos de aparelhos removíveis, sendo os mais comuns os expansores.
Esse tipo de aparelho tem como função ganhar espaço nas arcadas, ou seja, aumentar o tamanho da maxila e da mandíbula.
Causas da falta de espaço
A falta de espaço pode ocorrer por problemas respiratórios, como poluição e alergias, ou por hábitos deletérios, como chupar o dedo ou chupeta. Podem existir também causas genéticas.
Tratamento
Após remover os hábitos e tratar as causas, devemos realizar um tratamento para corrigir as consequências, ou seja, a falta de espaço.
Os expansores possuem um torno (um parafuso) que quando ativado aumenta o tamanho do aparelho e por consequência aumenta o tamanho dos ossos.
As ativações podem ser feitas semanalmente ou mensalmente, dependendo do caso.
Outros tipos de aparelhos removíveis
Outros tipos de aparelho podem corrigir problemas de desenvolvimento da maxila e mandíbula, como falta de crescimento da mandíbula (queixo para trás).
Para esse tipo de falta de desenvolvimento, temos aparelhos chamados de propulsores da mandíbula que, basicamente, estimulam a projeção e o crescimento mandibular.
Alguns exemplos são: Bionator, planas II e alinhadores Invisalign com precision wings.
Outro problema relativamente comum, que é a mordida aberta, quando o paciente morde e não fecha os dentes na frente, causado por chupeta, dedo e consequente interposição de língua, pode ser resolvido com aparelhos removíveis.
Leve seu filho a um ortodontista para realizar o diagnóstico e saber se é preciso realizar um tratamento ortodôntico interceptador prevenindo problemas mais sérios na adolescência e vida adulta.